domingo, 12 de fevereiro de 2012

Calcio 2011/12

Mais uma cartela da Serie A, o Novara. O Novara Calcio SpA surgiu da idéia de oito jovens estudantes de um colégio da cidade de mesmo nome, situada na região do Piemonte no noroeste italiano, que pretendiam formar uma equipe de futebol. Daí então, em 22 de dezembro de 1908, esses adolescentes fundaram o clube que ficaria conhecido mais tarde como os Azzurri devido ao seu uniforme quase que da cor azul em sua totalidade. No princípio o time atuava na província de Novara e alguns anos depois sempre perambulou pelas séries inferiores da Itália, num vai-e-vem entre as divisões, mas sem se fixar. Os "Azuis" finalmente deram o ar da graça na elite italiana na temporada 1947/48 e até que conseguiram bons resultados, mantendo-se por lá por oito anos consecutivos até cair para a segunda divisão. Porém, entre 1947 e 1954 o Novara trouxe um dos maiores atacantes da história do país e, sem dúvidas, o mais importante a vestir a camisa do clube - o atacante Silvio Piola, ex-Lazio e Juventus e campeão mundial em 1938 e autor de 2 dos 4 gols da Azzurra na final contra a Hungria. A aposentadoria de Piola coincidiu com a derrocada do time nos anos seguintes. A partir da edição 1955/56, sua última participação na Serie A, mais uma série de acessos e decessos até o inédito rebaixamento para a Serie C por envolvimento em um suposto escândalo por fraude com um atleta da Sambenedettese. As coisas começaram a melhorar com as honrosas participações na Serie C (Liga Pro Prima Divisione) nos anos seguintes. Até que em 2008 algumas mudanças na administração do clube foram preponderantes para a guinada rumo ao retorno à elite. O presidente Massimo Di Salvo demitiu o antigo diretor de futebol Sergio Borgo e trouxe para seu lugar Pasquale Sensible, vindo do Palermo. Sobrou também para o então treinador Egidio Notaristefano, que também perdeu seu cargo e foi substituído por Attilio Tesser.
As alterações no corpo diretivo e técnico começaram a surtir efeito já na temporada 2009/10, quando os Azzurri fizeram uma excelente campanha na Coppa Italia ao passar clubes da segunda divisão como Pescina e Modena, além de desbancar Parma e Siena, ambos da elite italiana. Nas oitavas-de-final sucumbiu diante do Milan, mas nada que estragasse a ótima temporada que estava por vir. Na Liga Pro Prima Divisione conseguiu seu acesso direto à Serie B após 33 anos de espera.
Na temporada 2011/12 com a companhia de gigantes do futebol italiano e europeu como Internazionale, Milan e Juventus, os Azzurri já entrarão como fortes candidatos ao rebaixamento, mesmo contando com um bom incremento em sua estrutura com base nos investimentos da família Di Salvo na casa dos 7 milhões de Euros num CT nas proximidades da cidade. Tal quantia, soberba para um clube pouco expressivo como o Novara, veio das negociações dos destaques da campanha do acesso, como o atacante argentino Pablo González, que foi vendido ao Palermo após ter feito 15 gols e dado 9 assistências para os companheiros.
Atualmente, o Novara não vem fazendo uma boa temporada e está na lanterna da Serie A e é sério candidato ao rebaixamento.


(PDF)
(PNG)

2 comentários :

Dan disse...

peço por favor a seleçao de zambia campea africana

J. Sandes disse...

Pedido anotado, mas anteriormente postei uma cartela da Zambia. É só procurar nos marcadores.