quarta-feira, 7 de março de 2012

Liga Francesa 2011/12

Pegando embalo na Ligue 1, a cartela de hoje é do Auxerre. Fundado em 29 de dezembro de 1905 por Ernest Deschamps, tinha por objetivo impedir que a juventude francesa se afastasse do caminho do bem e da religião. O AJA (Association de la Jeunesse Auxerroise, em português Associação dos Jovens de Auxerre) era um clube poliesportivo, com seções de ginástica, de música, cavalaria, boxe e atletismo. Em 1906, foi criado o departamento do futebol do clube, com Ernest Deschamps como o principal organizador desta área da agremiação. No mesmo ano, o Auxerre jogou sua primeira partida de futebol na história. A equipe venceu em sua estréia o Rupins de Bourgogne. Era raro o time ter adversários nesta época, já que era filiado a uma federação católica, à qual poucos clubes pertenciam.
Depois de quase meio século jogando em nível regional, o Auxerre conseguiu o acesso à terceira divisão francesa em 1970. O time ficou quatro anos neste nível do futebol francês, até conseguir o acesso à segunda divisão. Em 1979, o maior momento da história do Auxerre até ali: a equipe chegou à final da Copa da França, mas perdeu para o Olympique. Em 1980, o Auxerre foi campeão na segunda divisão e se classificou para a elite do futebol francês. Devido aos pré-requisitos para participar do escalão mais alto do esporte nacional, o clube foi obrigado a se profissionalizar. Em 24 de julho de 1980, o AJA jogou a sua primeira partida pela primeira divisão na história, contra o Bastia: uma derrota por 2 a 0.
Em 1994, a primeira grande conquista da história do clube. O Auxerre derrotou o Montpellier por 3 a 0 na final da Copa da França e levou a taça. Dois anos depois, o time foi campeão francês e voltou a ganhar a Copa da França com uma vitória por 2 a 1 sobre o Nimes. Em 2003, o Auxerre ganhou pela terceira vez a Copa da França. A agremiação repetiria o feito dois anos depois, quando derrotou o Sedan por 2 a 1. Esta foi a última grande conquista da equipe, que se tornou uma das grandes forças do futebol francês nos últimos 20 anos. Mas nessa temporada a equipe não vem fazendo uma boa campanha e está na zona do rebaixamento, na 19ª colocação.



(PDF)
(PNG)

Nenhum comentário :